O curso
Legislação e Rotinas Trabalhistas para Empresas oferece uma visão prática e atualizada da legislação trabalhista brasileira, com foco na aplicação correta das normas nas rotinas diárias do setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.
Durante as 12 horas de capacitação, os participantes irão compreender os principais direitos e deveres nas relações de trabalho, aprendendo a evitar passivos trabalhistas, a interpretar corretamente a legislação vigente, e a aplicar as rotinas de forma segura, de acordo com a CLT e demais normativas.
Conteúdo Programático:- Princípios e fontes do Direito do Trabalho
- Tipos de contrato de trabalho e vínculos empregatícios
- Jornada de trabalho, controle de ponto e horas extras
- Férias, 13º salário, adicionais legais e licenças
- Admissão e demissão: cuidados e obrigações
- E-social e impactos nas rotinas trabalhistas
- Encargos sociais e obrigações acessórias
- Penalidades e passivos trabalhistas: como prevenir
- Atualizações da legislação (Reformas e Portarias)
Público-Alvo:Profissionais de RH, Departamento Pessoal, gestores, administradores, contadores, advogados corporativos, e todos que lidam com a gestão de pessoas e processos trabalhistas nas empresas.
Resultados Esperados:Ao final do curso, o participante será capaz de:
- Compreender e aplicar corretamente os principais aspectos da legislação trabalhista
- Executar rotinas de admissão, manutenção e desligamento com segurança jurídica
- Prevenir autuações e passivos decorrentes de erros em procedimentos
- Atualizar-se frente às mudanças legislativas que impactam as rotinas das empresas
Metodologia:O curso é ministrado com linguagem acessível, foco prático e exemplos reais. Aulas expositivas, discussões de casos, materiais de apoio e simulações fazem parte da metodologia para garantir aprendizado efetivo e aplicável no dia a dia corporativo.